Imposto Recarga Celular




Pense:
Prefere pagar de 40,15 a 53,84% em impostos para recarregar seu  telefone celular?

Ou
Ganhar recarga de celular, curso de internet, site, prêmios e renda mensal de até/mais de R$ 3.905,00 e não pagar impostos?
A carga tributária sobre serviços de telecomunicações no Brasil é uma das mais altas do mundo. As Unidades da Federação tributam os serviços de telecomunicações com alíquotas que vão de 25% a 35%. Essas alíquotas, todavia, são bem superiores porque o tributo está incorporado na sua própria base de cálculo.

No caso da menor alíquota, 25%, para uma conta de valor total de R$ 100, tem-se R$ 25 de ICMS. Portanto, o valor líquido do serviço é de R$ 75. Ou seja, tem-se R$ 25,00 de imposto sobre um serviço de R$ 75 – isto é, a alíquota real é de 33,33%. No caso da alíquota de 35%, a mesma conta leva a que a alíquota real seja de 53,84%.
 
A carga é ainda maior, pois o PIS e a Cofins também integram a sua própria base de cálculo, ou seja e incidem sobre o ICMS, e vice-versa. Dessa maneira, quando se combinam as alíquotas desses três tributos, o resultado real sobre o valor líquido dos serviços varia de 40,15% (nos estados onde o ICMS é de 25%) a 63% (onde o ICMS é de 35%).

Além desses impostos há ainda a carga representada pelos fundos setoriais específicos de telecomunicações: o Fistel (Fundo de Fiscalização), o Fust (Fundo de Universalização) e o Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico), que representam cerca de 5% da receita líquida anual das empresas de telecomunicações.
Essa elevada carga tributária teve origem ainda na década de 1960, quando foi instituída a sobretarifa do FNT – Fundo Nacional de Telecomunicações, que chegava a 30% do valor das chamadas interurbanas e internacionais. Na década seguinte, os recursos do FNT passaram a ser desviados para o FND (Fundo Nacional de Desenvolvimento), e algum tempo depois o FNT foi extinto. Mas a tributação continuou, então sob o título de ISSC (Imposto Sobre Serviços de Comunicações), e depois, com a Constituição de 1988, com o ICMS.


Essa realidade ainda afasta uma parte da população dos benefícios do telefone e impede uma maior penetração – ou uma mais ampla universalização – dos serviços no Brasil, que tributa os serviços de telecomunicações com alíquotas iguais ou superiores às aplicadas a armas e munições, perfumes e cosméticos, bebidas alcoólicas, embarcações de esporte e de recreio, cigarros e charutos.
O brasileiro pagou R$ 22,5 bilhões em impostos para falar ao telefone no primeiro semestre de 2011.

Uma pesquisa da Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações) mostrou que 42% de cada conta de telefone paga pelos consumidores são tributos, isto é, R$ 4,20 de cada R$ 10 da sua fatura vão para os governos federal e estadual.

De janeiro a junho de 2010, o total pago em impostos pelos assinantes por usar uma linha fixa ou celular foi de R$ 21,2 bilhões. De lá pra cá, o número cresceu 6,2%. A Telebrasil diz que, nos últimos 11 anos, foram R$ 338,5 bilhões em tributos sobre os serviços de telefonia fixa e móvel.
- Esse recolhimento, que não considera os impostos incidentes sobre a atividade econômica das prestadoras, é resultado de uma alta carga tributária, a segunda maior do mundo. No Brasil, os impostos penalizam principalmente a população de faixas de renda mais baixas, que paga as mesmas alíquotas de impostos.

Não importa se o trabalhador ganha R$ 1.000 ou R$ 10.000. Se a conta de telefone der R$ 100 no fim do mês, em torno de R$ 42 irão para os impostos.

Do montante de tributos arrecadados no primeiro semestre de 2011, mais de R$ 15 bilhões foram de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o que corresponde a 11% do total recolhido pelos Estados com o imposto.

Em alguns Estados, o ICMS pode variar de 25% a 35%, resultando em impostos entre 40% a 67% do que é pago pelo serviço.

Além dos tributos, incidem também sobre os serviços de telecomunicações encargos setoriais, como o Fistel (Fundo de Fiscalização das Telecomunicações), o Fust (Fundo de Universalização das Telecomunicações) e o Funttel (Fundo de Fundo de Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações).

De janeiro a junho deste ano, foram repassados aos cofres públicos R$ 4,331 bilhões para os três fundos e desde 2001 o recolhimento chega a R$ 49 bilhões. Mas menos de 10% desse total foram efetivamente aplicados.

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Mercado:
Em um estudo sobre o tráfego móvel global, a Cisco, fabricante e vendedora de eletrônicos, divulgou que esse ano o número de aparelhos celulares deve ultrapassar a população mundial, de acordo com o Olhar Digital.

Alguns dados do mercado brasileiro, divulgados pela Anatel, são favoráveis a previsão da Cisco. Foram registradas 245,2 milhões de linhas ativas em telefones móveis no país, sendo que somente em janeiro 2,9 milhões de linhas foram ativadas, alcançando o maior crescimento dos últimos 13 anos.

Outras previsões da Cisco também indicam o enorme crescimento do mercado móvel, uma vez que a empresa afirma que em 2012, 100 milhões de smartphones vão consumir mais de 1 GB de dados por mês. Para o ano de 2016, a Cisco prevê 10 bilhões de celulares no mundo, ou seja, 1,4 aparelhos para cada habitante.

No Brasil já são mais de 190 mil­hões de celu­lares, sendo que mais de 80% desses tele­fones são pré pago. Esta­mos falando de uma pop­u­lação de mais de 150 mil­hões de celu­lares pré pago em todo Brasil dis­tribuí­dos entre as prin­ci­pais oper­ado­ras, Tim, Claro, Vivo e Oi.
Para se ter uma idéia, temos ape­nas 41 mil­hões de tele­fones fixos reg­istra­dos e ativos, ou seja, o numero de celu­lares é quase cinco vezes maior.

A própria recarga para estes celu­lares pré pagos se tornou um grande atra­tivo para esta­b­elec­i­mento dev­ido o grande vol­ume de usuários. O mer­cado de venda de recarga de celu­lar pré pago é con­cen­trado hoje me dia em super­me­r­ca­dos, lote­rias e ban­cas de jor­nal. Estes pon­tos de venda uti­lizam a recarga de celu­lar para atrair novos clientes a seus esta­b­elec­i­men­tos, que por sua vez com­pram out­ros pro­du­tos, gerando assim um cresci­mento nos lucros da empresa ou estabelecimento.

Com o pas­sar dos anos o meio de revenda tem se evoluído e atu­al­izado as novas neces­si­dades do mer­cado. Antiga­mente as grandes maio­r­ias dos revende­dores man­tinham um estoque de cartões para serem reven­di­dos. Dev­ido o grande risco de assaltos e fur­tos de cartões foi desen­volvido um novo mod­elo de revenda de recarga de celu­lar, a famosa maquina ou “maquines­tas” de recarga.

Esse novo mod­elo de revenda rep­re­senta mais de 50% das ven­das de recarga de celu­lar hoje em dia. São equipa­men­tos ded­i­ca­dos e dire­ta­mente conec­ta­dos as oper­ado­ras de celular.
Recen­te­mente, para aten­der as neces­si­dades do mer­cado de revenda de recarga de celu­lar pré pago, foi lançado um novo canal de venda, a recarga online ou recarga virtual.

A recarga online ou recarga vir­tual é um mod­elo que dis­pensa o uso de maquinas ou “maquine­tas” tirando assim o custo de manutenção e alugue do equipa­mento que os lojis­tas tin­ham que pagar. Neste novo mod­elo não existe mais a impressão de um PIN ou código para ser inserido no celu­lar. A recarga é real­izada auto­mati­ca­mente, o cliente informa o celu­lar que deseja recar­regar e o sis­tema lib­era os crédi­tos no mesmo instante. Todas estas mudanças estão acon­te­cendo para facil­i­tar ainda mais a vida dos revende­dores de recarga de celu­lar. Mais fácil e mais pratico!

Enquanto os outros vendem recarga e recebem dinheiro pela venda, o Clube Cell vai dá recarga e dá renda mensal para seus associados!

Esses ganhos e benefícios acima, estão garantidos somente para os associados fidelizados ClubeCell!! Os participantes do Concurso Cultural ClubeCell só receberão os créditos de celular (se sorteados conforme

A pergunta: Você quer continuar pagando pela recarga de seu celular ou prefere ganhar recarga e renda mensal com ele cadastrado no ClubeCell?

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