domingo, 16 de junho de 2013

O poder das rede sociais


Neste artigo comentarei a forma como as empresas estão utilizando o Twitter, Facebook, blogs: Blogger e WordPress, Linkedin, Foursquare. 
No Twitter, as empresas postam as questões mais relevantes sobre a empresa e ou sobre seu segmento, além de gerar suporte aos clientes e expressar feedbacks.
Existe também outras ações promocionais, como:
  • Estimular a adesão de seguidores
  • Gerar informações interessantes
  • Criar página da sua marca no Twitter http://www.twylah.com
  • Compartilhar sua galeria de imagens, advindas de diversos aplicativos  tais como, do proprio Twitter, Yfrog, Twitpic, Instagram, dentre outros.
  • Alavancar, de forma acelerada, a disseminação de informações por meio de ações remuneradas, como por exemplo http://twittePaga.com
  • Programar envio de mensagem para os dias e horários em que os seus seguidores mais acompanham o Twitter. http://twittelembra.com 
  • Gerenciar sorteios no twitter via http://sorteie.me. Mas, atenção! Não abuse dessa proposta, pois poderá ser considerada como spam, gerando um efeito negativo, além de ser excluído.
  • Integrar no Twitter a proposta de disseminar musicas,que é uma oportunidade para as produções culturais independentes. http://serendip.me/application/login
Na Fan Facebbok, as empresas poderão ter uma abordagem descontraída e informal de se apresentar. Ter um texto institucional resumido e detalhar ações promocionais, games e outras atividades que proporcione o interesse dos clientes interegirem, inserindo comentários, experiências vivenciadas ao consumirem os produtos e serviços, curtir as informações lançadas, além de proporcionar a troca de ideias entre os consumidores.
 
No Facebook, já se tem reflexões sobre seu grau de influência junto aos potenciais clientes. Por exemplo, uma pesquisa feita na Inglaterra mostrou que o destino de férias de muitos britânicos foram influenciados pelas fotos postadas pelos seus amigos no Facebook. Esse resultado vem chamando atenção de várias empresas pelo papel influenciador. Eu diria, que é a nova versão da propaganda boca a boca, fora as questões inerentes do ser humano movido pela inveja e ciúme, estimulando a almejar algo similar aos seus amigos.
 
Ainda não se tem notícia da monetização nessa área. Mas, parte das pessoas que possuem a consciência do que gerou essa influência, sente-se merecedora de algum benefício. Entretanto, se isso vira moda, poderá peder seu poder de efeito que está na legitimidade e na troca de informacoes sociais que ocorrem naturalmente.
 
No Linkedin, que é uma plataforma dominantemente de profissionais, as empresas deverão responder informações requisitadas, interagir nos grupos de discussões, além de postar suas práticas na área de gestão de pessoas.
 
Nos Blogs, podem ser usado, posts com artigos que contribuam para os clientes sobre a melhor maneira de usufruirem de produtos e serviços da empresa, além de ter artigos temáticos que contextualize a empresa ou os clientes na sociedade. Deve-se sempre responder os comentários e permitir compartilhar e fazer links dos artigos.
 
O Foursquare é uma ferramenta de georeferenciamento interessante, que possui diversas utilidades, tais como, indicação de uma rotina de trabalho e estilo de vida, tem espaço para fomentar o turismo, processo educacional e ações mercadológicas.
As principais práticas são:
  • Os potenciais clientes indicarem uma programação de última hora;
  • Pedir opiniões para outras pessoas que já fizeram o cheking, na opção local mind, para saber como está o local, antes de se dirigir para lá;
  • Gerar descontos promocionais para ressaltar os melhores frequentadores, pela quantidade de cheking utilizado, uma nova abordagem do “cartão fidelidade”;
  • Sortear brindes para todos que indicaram estar presente naquele local, fazendo o cheking;
  • Promover e disseminar dicas de vários lugares interessantes em uma cidade, região, país;
  • Realizar gincanas para diversos objetivos que levem as pessoas visitarem diversos lugares e fazerem algo desafiador ou experimentarem algo;
  • Estimular os alunos de algum campus educacional, para conhecer e vivenciar locais interessantes para seu aprendizado;
  • Mapear sua rotina e cruzar com o google maps para torná-la mais eficiente;
  • Realizar campanhas para donativos para diversas instituições, estimulando os clientes fazerem cheking nos pontos indicados, reparsando um percentual de seus ganhos para uma instituição;
  • Patrocinar campanhas educativas.
Snapette é um aplicativo do segmento de moda para atrair clientes que estão passando no entorno das lojas varejistas. Um canal para compartilhar e pesquisar referência sobre moda, enfatizando novidades, pontos quentes e na proximidade.
 
Existe muito mais nas mídias sociais, o detalhe é conhecer bem o mercado em que sua empresa está atuando, para pesquisar qual a rede social mais interessante ser utilizada na sua empresa.
0800 570 0800
Twitter: @sebraepe
Facebook: Sebrae em Pernambuco
*Conceição Moraes é administradora de empresa, mestre em Gestão de Negócio. Analista de Orientação Empresarial do Sebrae  em Pernambuco

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